Enchente inundou pelo menos 350 casas em Ouro Fino, diz Corpo de Bombeiros

Sábado foi de limpeza para moradores que tiveram as casas inundadas após forte chuva na tarde de sexta-feira.


O sábado foi dia de limpeza para os moradores de Ouro Fino (MG) que foram atingidos pela enchente na sexta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, pelo menos 350 casas foram inundadas. No comércio, o prejuízo para alguns empresários pode chegar aos R$ 300 mil.

O dia foi difícil para os moradores de Ouro Fino. Alguns perderam praticamente tudo com a enchente. "Que eu moro aqui tem 35 anos. Já choveu muito, muito mais e a água nunca passava da beira do rio, da margem do rio. Não tenho nem ideia (de como recomeçar)", disse o auxiliar de mecânico, Dimas Silvestre.

A água chegou a um metro de altura em um depósito. Boa parte dos produtos que estavam armazenados se perderam. O local estava lotado com produtos alimentícios, de higiene e de limpeza. A correria foi para salvar o que fosse possível. A estimativa é que o prejuízo ultrapasse os R$ 300 mil.

"Nessa proporção foi a primeira vez e não deu tempo de fazer absolutamente nada. É desolador, é muito triste, porque a nossa luta aqui é diária, é de segunda a segunda, é desolador", disse a empresária Luciana Gâmbaro.

O ribeirão que corta Ouro Fino transbordou depois da forte chuva que caiu durante a tarde de sexta-feira, bem no dia do aniversário da cidade. Para a Associação dos Protetores do Rio, essa já era uma tragédia anunciada.


"Houve um estreitamento das pontes e precisa ser alargado, precisa ter limpeza de no mínimo dois em dois anos no leito, desassorear, conter essas águas na cabeceira, piscinões, uma contenção pra que esse volume de água não desça de uma vez, porque aqui recebe água de duas serras e quando o volume chega na cidade, o bicho pega", disse o presidente da Associação dos Amigos Protetores do Rio Mogi e seus afluentes, Aritmedes Roberto de Almeida.


O estádio municipal foi encoberto pela água, que também derrubou a única ponte que dá acesso a ele e que tinha sido reinaugurada no ano passado. No bairro Jardim Independência, o Ribeirão deixou marcas. A água tombou a cerca e derrubou um muro. A calçada na base da ponte ficou oca. Os moradores disseram que chegaram a fazer um abaixo-assinado alertando que a ponte não suportaria uma forte chuva.

"Eu moro desde 1978, nós nunca tivemos enchentes. Agora depois que fez a ponte é a segunda enchente. A vasão da ponte é muito pouca pela quantidade de água. A antiga era 13 metros, era muito grande, não tinha problema nenhum", disse o motorista José Régis Zetula.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as águas já baixaram e retornaram ao nível normal na cidade e não há mais risco para os moradores. Segundo o vice-prefeito e engenheiro da prefeitura, Henrique Wolf, além da ponte citada pelos moradores, existem outros pontos de alagamentos na cidade que podem ter contribuído para as inundações, além do grande volume de chuva que atingiu Ouro Fino na sexta-feira.

Ainda conforme Wolf, a prefeitura deverá começar estudos para as construções de pelo menos três novas pontes no perímetro urbano da cidade, mas precisará conseguir recursos junto ao governo do Estado.

Fonte: G1 Sul de Minas