CUIDADO COM PERFIL CLONADO NO FACEBOOK - DENUNCIE - é crime

SAIBA QUAIS PROVIDÊNCIAS PODEM SER TOMADAS







As redes sociais estão "infestadas" de perfis falsos "fakes" . É preciso antes de aceitar alguém, fazer uma pesquisa prévia e ainda assim, ninguém está livre de cair em algumas armadilhas.

Muitos perfis falsos, ou “fakes”, têm a intenção de brincar com um personagem fictício ou criar uma identidade anônima, no entanto, quando usa uma pessoa verdadeira como base, é bom ter cuidado: o criador do perfil pode inclusive responder por falsidade ideológica.

Existem inúmeros casos de invasões, perturbações e grandes prejuízos a pessoas "de bem" que por descuido ou ingenuidade, acabaram por cair nas teias dessas figuras nefastas e doentias obsessivas.

Além de perturbações, existem perigos pois não se sabe se por trás de "inocentes" fakes possam se esconder um sociopata ou um perigoso psicopata, pedófilo, maníaco e marginais e bandidos com claro intuito de causar mal além de fazer chantagens, ameças e tentativas de extorsão.

Pode ainda não ter acontecido com você, mas provavelmente você conhece alguém que teve o perfil do Facebook "clonado". Essas contas falsas usam a mesma foto e nome de perfil que as originais – e até mesmo copiam álbuns e posts da vítima. Especialistas alertam que a prática, cada vez mais comum no Brasil, tem motivação pessoal na maioria dos casos, como bullying ou vingança. A clonagem do perfil pode ser denunciada ao Facebook e ainda tem implicações criminais.

Quem cria uma conta falsa pode ser enquadrado no crime de falsidade ideológica, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

A vítima pode também entrar com uma ação cível para identificação da autoria daquele perfil. A rede social, caso a Justiça assim decida, terá de fornecer os dados de conexão de quem criou a conta falsa. Descoberto o autor do perfil, ele poderá ser preso e a vítima também poderá pedir uma indenização por danos morais.


É preciso atenção e quando perceber algo, não hesite em denunciar ao próprio facebook e se for o caso, denunciar a Polícia Federal e outros órgãos competentes.

Tire print das páginas fakes, copie mensagens recebidas e junte o maior número de informações possíveis.

Todo atenção é cuidado é imprescindível.

Portanto, ao perceber algum fato ou ter perturbações, procure o serviço da Polícia Federal especializado em crimes de internet.


Mas que ações tomar  se seu perfil ou de pessoa conhecida foi clonado?

O primeiro passo é denunciar o perfil falso ao Facebook e pedir que os amigos também façam o mesmo. E depois encaminhar denúncia aos orgãos competentes.


Disponibilizamos abaixo alguns links de canais onde você pode efetuar denúncias:

Para denúncias junto a ONGs e empresas privadas

>Ministério Público Federal

http://cidadao.mpf.mp.br/



>Facebook
https://www.facebook.com/help/181495968648557/


> SAFERNET:
http://www.safernet.org.br/site/institucional/projetos/cnd



> Outros endereços para denúncias por estado:


São Paulo:

DIG-DEIC – 4ª Delegacia – Delitos praticados por Meios Eletrônicos. Presta atendimento presencial, por telefone e via Web. Endereço: Av. Zack Narchi, 152, Carandiru – São Paulo (SP) Fone: (11) 2224-0721 ou 2221 – 7030. Para denunciar qualquer espécie de delito virtual anonimamente, utilize o e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br

A 4ª Delegacia – Delitos praticados por Meios Eletrônicos investiga apenas fraudes patrimoniais praticadas por meio eletrônico no âmbito da Capital do estado de São Paulo tais como:

Crimes de estelionato; furto mediante fraude; desvio de dinheiro de contas bancárias; pagamento de títulos por meio de fraudes, empresas falsas de empréstimos; compras de mercadorias em sites falsos (e-comerce).

Assim, caso a denuncia trate de crimes contra a honra (injuria, calunia e difamação), ou ameaças praticados por meio de redes sociais, blogs, e-mails, falsidade ideológica (fakes, perfis falsos, documentos, sites falsos, etc), ofensas ao direito do autor, invasão de dispositivo informático, “furto” de senhas ou de dados, deveram ser registradas em qualquer outra delegacia. Dê preferência a delegacia mais perto de sua residência.

Crimes de pedofilia ou outros de cunho sexual que envolvam crianças ou adolescente ou extorsão onde houve utilização da Internet para a pratica do delito deverá ser apresentados o Departamento de Proteção à Pessoa –D.H.P.P. Rua brigadeiro Tobias, nº 527 5º Andar. – Centro de São Paulo.



Rio de Janeiro:

Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) – Rua Professor Clementino Fraga, nº 77 (2º andar), Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro/RJ (CEP: 20230-250), telefones (0xx21) 2332-8192, 2332-8188 e 23328191 e e-mails drci@pcivil.rj.gov.br ;



Espírito Santo:

Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos (DRCE) – Av. Nossa Senhora da Penha, 2290, Bairro Santa Luiza, Vitória/ES (CEP: 29045-403), telefone (0xx27) 3137-2607 e e-mail drce@pc.es.gov.br;



Minas Gerais:

DEICC – Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos – Av. Nossa Senhora de Fátima, 2855 – Bairro Carlos Prates – CEP: 30.710-020, Telefone (33) 3212-3002, e-mail dercifelab.di@pc.mg.gov.br;



Paraná:

Nuciber da Polícia Civil do Paraná – Rua José Loureiro, 376, 1º andar – sala 1 – Centro – 80010-000 – Curitiba-PR, Tel:(41) 3323-9448 – Fax: (41) 3323-9448, e-mail cibercrimes@pc.pr.gov.br;



Rio Grande do Sul:

Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI/DEIC) – Av. Cristiano Fischer, 1440, Bairro Jardim do Salso em Porto Alegre, na mesma sede do DEIC. O telefone de contato é (0xx51) 3288-9815, e-mail drci@pc.rs.gov.br;



Distrito Federal:

Divisão de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (DICAT) – Não atende diretamente ao público, neste caso a vítima pode procurar a delegacia mais próxima para efetuar registro de ocorrência, A DICAT é uma Divisão especializada em crimes tecnológicos que tem como atribuição assessorar as demais unidades da Polícia Civil do Distrito Federal, o telefone é (0xx61) 3462-9533 e e-mail dicat@pcdf.df.gov.br;



Pará:

Delegacia de Repressão aos Crimes Tecnológicos – Travessa Vileta, n° 1.100, Pedreira. Belém-PA. CEP: 66.085-710, com telefone de contato (91) 4006-8103, e-mail drct@policiacivil.pa.gov.br. A DRCT é vinculada à Diretoria de Repressão ao Crime Organizado.