Mineiros poderão receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS

Segundo Anatel, já são 1.942.528 assinantes em outros seis estados. Serviço gratuito informa sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos.


A partir desta segunda-feira (15), os moradores de Minas Gerais poderão se cadastrar para receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS. O sistema foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o Governo.

A partir da disponibilização do serviço, os moradores receberão uma mensagem convidando para o cadastro. A mensagem de texto recebida será: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao fim do cadastro, o usuário será informado que o celular estará apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, além de recomendações da Defesa Civil. Haverá possibilidade de cancelar o recebimentos dos alertas.

A novidade também chegará aos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, que se juntam a Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, que já contam com o serviço. A previsão é de que até março o serviço atenda todos os estados do Brasil.


Com informações: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)