EPTV na Escola 2015 tem como tema: "A educação que tenho é a que eu deveria ter?".



"A educação que tenho é a que eu deveria ter?". Essa é pergunta que vai ficar na cabeça dos alunos e professores que participam do projeto EPTV na Escola em 2015. Elaborado para a 16ª edição da iniciativa, 15ª que acontece em todas as praças da EPTV, o tema surgiu durante as reuniões da coordenadora do projeto, Lívia Lucas e o diretor geral de jornalismo e conteúdo da emissora, Ciro Porto. O lançamento do projeto no Sul de Minas aconteceu na tarde desta quarta-feira (8) no Teatro Mestrinho do Colégio Marista em Varginha (MG).


Pela primeira vez na história do EPTV na Escola, o tema das redações volta o olhar do aluno para dentro da própria escola e propõe uma análise crítica dos papéis dos professores, diretores, escolas e do próprio aluno.

"Esperamos que com esse tema possamos, mais uma vez, colaborar para a melhoria da educação e promover uma discussão que possa vir a melhorar, também, as escolas", afirmou Lívia sobre o novo tema durante o evento de apresentação do projeto realizado em 25 de março, em Valinhos (SP).

No regulamento, a organização do EPTV na Escola ressalta, também, a importância da consideração de outros fatores além da escola no momento da composição da redação. Segundo o texto, os pais também cumprem papel importante nesse processo.

"A formação de um indivíduo se sustenta em vários pilares e sua responsabilidade é dividida por várias camadas sociais, a começar pelo próprio berço onde o SER nasce. Nesse caso, vale salientar que é importante reforçar a consciência que os responsáveis pelas crianças exercem na formação e no ensinamento de valores, inclusive no que tange mantê-las na escola, para sustentar o direito a educação formal, esse sim relacionado às políticas educacionais exercidas pelo Estado e foco da reflexão do tema desse ano", propõe o documento.

Regras
Além do tema, o aluno deve estar atento para outras regras na hora de escrever a redação e poder ter a chance de figurar entre os estudantes selecionados de cada cidade. A limitação mínima de linhas para o texto é de 15 (quinze). O número máximo é de 25 (vinte e cinco) linhas. Segundo o regulamento, há uma tolerância de até duas linhas, porém, a relevância desse excesso deve ser avaliada pelo professor orientador.

Caso uma redação selecionada pelas diretorias de ensino das cidades participantes ultrapasse o limite de tolerância de 27 linhas, o aluno ainda tem o direito de participar da visita aos estúdios da EPTV e ao programa de lazer, porém fica desclassificado das fases de semifinal e final.

Sobre o formato do texto, o regulamento valoriza a criatividade dos autores, deixando livre a escolha do tipo de redação a ser realizada (dissertação, prosa, poesia, etc...), porém é preciso ter alguns cuidados. É importante, primeiramente, se ater ao tema "A educação que tenho é a que eu deveria ter?". No caso do texto conter menções de exemplos e personalidades, é necessário indentificar as datas e as pessoas descritas, além de deixar claro se a situação é fictícia ou real.

Por fim, o participante deve lembrar que, devido a possibilidade da redação se tornar uma reportagem, no caso do aluno ser selecionado, é importante manter um texto limpo, direto e com desenvolvimento lógico das idéias.


Histórico
O projeto EPTV na Escola foi criado em 1999 na EPTV Central, em São Carlos, através de um projeto piloto nas cidades da área de cobertura daquela região. O sucesso entre os alunos e escolas participantes foi tão grande que, no ano seguinte, em 2000, passou a ser realizado em todas as praças da EPTV. A partir de 2002 houve a padronização da iniciativa, tanto em relação às regras, que são atualizadas e aprimoradas ano a ano, quanto aos temas.

O EPTV na Escola tem como objetivo incentivar jovens estudantes a mostrar seu papel na sociedade, permitindo a interação dos alunos com um veículo de comunicação. O concurso premiará os autores das melhores redações inscritas no projeto.

Informações EPTV